Descrição
OS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAIS E MUNICIPAIS têm sérias limitações de recursos financeiros, tecnológicos e de pessoas e não vão conseguir gerir adequadamente o meio ambiente sem uma forte parceria com o setor privado. Assim, este livro defende a tese de que a preservação ambiental no Brasil depende da iniciativa privada, que tem tecnologia, inteligência, dinamismo e recursos para investir em projetos ambientais. Este livro mostra que preservar o meio ambiente é um bom negócio que gera lucros e impactos muito positivos para as empresas: aumento de reputação e credibilidade perante seus stakeholders; aumento de vendas; ampliação de competitividade; taxas de juros mais baratas para empréstimos e financiamentos; receitas provenientes da realização de atividades de ecoturismo etc. Revela e explica ainda ao longo dos capítulos diversas oportunidades interessantes de negócios envolvendo o meio ambiente para a iniciativa privada: concessões de unidades de conservação, combate ao desmatamento, créditos de carbono, serviços de qualidade ambiental urbana e conversão de serviços ambientais. Além das oportunidades de negócios que a preservação do meio ambiente oferece, com a maior conscientização e as pressões crescentes de clientes, investidores e sociedade civil, a sustentabilidade ambiental hoje é um tema de importância fundamental para a perenidade das empresas. DAQUI EM DIANTE, AS COMPANHIAS QUE NÃO PRESERVAREM O MEIO AMBIENTE SERÃO LITERALMENTE CANCELADAS POR SEUS STAKEHOLDERS. Um completo e pragmático zoom em estruturas, processos, fatos e dados que conectam a preservação ambiental a reais oportunidades de negócios entre a iniciativa privada e o ecossistema do Ministério do Meio Ambiente. Uma verdadeira aula de um profissional que, ao emprestar sua experiência, energia e visão de futuro ao setor público por alguns anos, conseguiu mapear e expandir conceitos e ideias que certamente contribuirão para que a Sustentabilidade se transforme em componente fundamental para o processo de tomada de decisões das empresas e dos governos.- Fabio Rua é líder global de ESG Policy da IBM Se crise e oportunidade são dois lados da mesma moeda, nada mais oportuno do que a reflexão que Marcus nos convida em seu livro: Por que as oportunidades ainda não deslancharam no Brasil para termos um modelo ganha-ganha-ganha, onde ganhe o empreendedor, a sociedade e meio ambiente? Ao explicar as competências, de um lado, do setor público, suas políticas, programas e origem dos recursos que movem o sistema ambiental brasileiro, e de outro, do setor privado, inclusive trazendo à luz as 3 dimensões do ESG, este livro deixa clara a interdependência entre os dois lados e a oportunidade de aplicação de um olhar realmente sistêmico em momento de grandes transformações no Brasil e no mundo.- Adriana Machado fundou o Briyah Institute, é conselheira de empresas e organizações sem fins lucrativos e presidiu a GE no Brasil
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