Descrição
A educação jurídica precisa ser levada a sério! Em pleno século XXI, não se pode mais admitir uma educação bancária, vertical, pouco reflexiva, acrítica e focada na repetição de leis, regras e jurisprudência. Não há mais espaço para amadorismo. Deve-se atentar para uma pedagogia jurídica emancipadora e que prepare os futuros juristas para uma sociedade complexa e para um sistema de justiça que precisa de profundas mudanças. E a tão necessária revolução na justiça começa por importantes transformações na educação jurídica. Esse livro se propõe a analisar a origem, a evolução e o atual estágio da educação jurídica brasileira, elencando os paradigmas presentes, os quais são considerados inadequados, apontando-se novos padrões para um grande salto de qualidade nessa educação. Sintetiza-se essa fundamental mudança na proposta de ecologia de saberes jurídicos, a qual é embasada no diálogo de saberes, na horizontalidade, na interculturalidade e, principalmente, na busca da consistência epistemológica ao saber propositivo e crítico. Defende-se nesse livro uma verdadeira e efetiva mudança na educação jurídica brasileira, ou seja, uma alternativa, a qual pode ocorrer pela adoção da concepção de ecologia de saberes à educação jurídica.
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